Por que com cavalos?
Aqueles que mantem um relacionamento próximo com cavalos reconhecem a sua enorme capacidade de influência. O desenvolvimento de relações, treino, instrução e cuidado pelo cavalo afetam positivamente as pessoas envolvidas, por isso o uso de cavalos para fins terapêuticos tem crescido e ganhado popularidade com o surgimento de novas abordagens, como a equoterapia, o método Eagala e, agora, com o Omega terapia e aprendizagem com cavalos sob a perspectiva das Constelações com Familiares.
O grande porte do cavalo cria uma oportunidade natural para ultrapassar o medo e desenvolver a confiança, uma vez que oferece, muitas vezes, intimidação. Em algumas técnicas, concretizar uma tarefa que envolva o cavalo, em vez desses medos, busca-se desenvolver confiança. Outra técnica é a aprendizagem através de metáforas que permite recriar outras situações que constituam um desafio e o intimidem para procurar uma solução.
A abordagem orientada por tarefas é uma potente ferramenta que prepara o cliente para que ele se sinta seguro e confiante para entrar, junto com os cavalos, num nível mais profundo no seu campo e olhar para o seu tema.
Tal como o ser humano, o cavalo é um animal bastante social. Em grupo, os cavalos desenvolvem papeis bastantes definidos entre si, com personalidades distintas, atitudes e disposições. Porém, ao entrar no campo de um sistema familiar e conectar-se ao emaranhado daquele cliente, representando os membros daquela família, é possível facilmente verificar movimentos que não são característicos dos cavalos quando em seu grupo social, por exemplo. Observa-se dois animais que, no seu grupo, sentem certa animosidade assumirem, durante uma sessão, uma postura de afeto. Outro animal que normalmente é agitado, brincalhão, fica totalmente impassível, às vezes ficando numa mesma posição por horas!
Como são seres extremamente sensíveis, os cavalos sentem o estado emocional e têm uma capacidade única de compreender, através da linguagem corporal, das emoções e das expressões faciais, seus limites. Eles atuam nas sessões em ressonância com o estado de espírito do cliente. É por esta razão que o comportamento do cavalo se modifica de uma pessoa para outra. Sendo o cavalo um animal honesto, ele transmite mensagens bastante fortes!